• Oleocolza

Resumo Webinar COLZA

Atualizado: Nov 10

Resumo Webinar COLZA: uma alternativa de sucesso, realizado dia 15 de setembro de 2020, das 10h às 13h e realizado através da plataforma ZOOM.

Com este Webinar a organização pretendeu disseminar o conhecimento já adquirido e incentivar os agricultores a produzir colza, assim como, esclarecer os principais desafios que a cultura enfrenta, quer a nível nacional quer a nível internacional.

Envolvidos nesta iniciativa estiveram os parceiros do projeto, ANPOC, Agro - Vale Longo, Cersul, Consulai, INIAV, Quinta da ALORNA, Lagoalva, Sovena e Torre das Figueiras e de dois agricultores convidados, Dr. Fernando Carpinteiro Albino e o Sr. Pedro Guiomar, agricultores bastante conhecedores da cultura.

Terminámos o webinar com um saldo bastante positivo e com muito conhecimento partilhado, o número de participantes que se manteve “online” foi demonstrativo disso mesmo; aproximadamente 70 participantes no Zoom e mais 15 no YouTube, o que revela o interesse por esta cultura.




O programa completo:



Algumas considerações associadas ao Webinar Colza: Uma alternativa de sucesso

O Webinar abriu com as palavras do vice-presidente da ANPOC, Bernardo Albino que deu as boas vindas a todos os participantes e que lançou duas questões para debate:

- Porquê pouca área de colza, em Portugal?

- Qual o potencial da colza nestes tempos mais adversos?


Seguiu-se o Paulo Velez, técnico da Cersul, que abordou temáticas fundamentais para a cultura o que suscitou desde início um grande interesse por parte de todos os participantes. Além da apresentação da cultura , Paulo Velez, expôs sua experiência e conhecimentos técnicos, fruto da sua larga experiência como técnico de campo, focou alguns pontos que pode ser decisivos para o êxito da cultura, nomeadamente : O solo, as rotações, a preparação do solo, as características da semente, a escolha das variedades (com base no ciclo, com bases na tolerância ao IMazamo ( herbicida), variedades tradicionais e especificações da variedade “Clearfield”, a nutrição (Fertilização) e a colheita, segundo Paulo Velez Um dos pontos-chave desta cultura”. Todos os assuntos foram acompanhados de imagens que ajudaram a clarificar e exemplificar cada situação.

Paulo Velez, finalizou com uma breve análise da evolução dos preços e pontos fortes da cultura, realçando que “É fundamental, a escolha das variedades, homogéneas, bem-adaptadas” e “a colza tende a remunerar melhor o sequeiro que o regadio”.

A apresentação do GO Oleocolza, ficou a cargo de Carolina Ramos (CONSULAI), que explicou os objetivos gerais, as atividades já realizadas e elevou a importância da constituição do grupo operacional ser de âmbito multidisciplinar e representativo de toda a fileira da cultura.


Pelo INIAV, Nuno Simões, complementou a apresentação do GO enumerando os objetivos específicos que orientam o plano de ação. Explicou e interpretou as tarefas e dados intermédios (ainda que intermédios, são bastante prometedores) produzidos ao longo dos dois anos de testagem, sob a responsabilidade do INIAV. Estes dados são provenientes dos ensaios de adaptação, ensaios de fertilização e dos ensaios em parcelas experimentais e demonstrativas. Toda a apresentação foi acompanhada de imagens bastante esclarecedoras.


E porque toda a fileira está representada, escutámos o José Pereira da Sovena que neste grupo representa a Indústria, a sua apresentação centrou-se na Situação do mercado da Colza e as suas perspetivas no atual estado de incerteza. Nesta apresentação o José Pereira também nos deu a conhecer, a SOVENA, fez um ponto de situação da Colza em Portugal e no mundo e realçou as condições de fornecimento da colza; temas bastantes pertinentes e fundamentais para o agricultor que faz ou que pretende vir a produzir colza.


A discussão foi enriquecida pela visão de agricultores, Dr. Fernando Carpinteiro Albino, Sr. Joaquim Banza e o Sr. Pedro Guiomar, que compareceram neste evento com o objetivo de contribuir e compartilhar suas experiências enquanto produtores de colza. Estes agricultores realizam a cultura há vários anos; os seus testemunhos são alicerces para o conhecimento do comportamento da colza no ciclo de rotação entre outras informações e que muito contribuem para a prossecução dos objetivos do projeto.


O Dr. Fernando Carpinteiro Albino, agricultor convidado a participar neste evento, refere resultados muito interessantes quer a nível económico quer a nível agronómico, abordou os pontos fortes e ameaças, considerando-se como um “adepto da Colza”, frisou também como ponto positivo a relação de colaboração e confiança que estabelecida com a Sovena. O Dr. Fernando acentuou ainda, que os preços praticados se mantêm convidativos, o que é um fator importante para o agricultor.


O Sr. Joaquim Banza, agricultor parceiro do GO OleoColza, fez o ponto de situação dos ensaios de rotação da responsabilidade da AgroValeLongo,Lda, ao longo da intervenção reforçou a importância da colza como cultura de rotação e acrescentou “ a cultura está perfeitamente adaptada, é resistente à falta de água e com rendimento”.


Sr. Pedro Guiomar, agricultor convidado para este webinar, a sua experiência com a colza é uma mais valia. Pela sua experiência, os resultados com a cultura têm sido bons, motivo pelo qual pretende continuar a produzir colza, apontou alguns pontos fortes, nomeadamente o facto de ser uma cultura contratualizada, o que dá mais segurança ao agricultor. Outros tópicos importantes e para os quais o agricultor chamou a atenção, foram: “as variedades versus quantidade de óleo e a data de sementeira, muito importante “semear no pó”.


José Pereira Palha, Presidente da direção da ANPOC encerrou o evento, concluindo: «este webinar é um excelente exemplo da importância do trabalho em fileira e de como a partilha de conhecimento é essencial para o bom desempenho e, consequentemente, para a competitividade de uma cultura. Tivemos hoje o privilégio de assistir a excelentes apresentações que nos permitiram ter uma perceção bastante completa da cultura, tanto do ponto de vista cultural, como do ponto de vista económico, e ainda beneficiar de uma série de testemunhos muito práticos de vários produtores».


Em resumo é uma cultura bastante interessante pelo que o grupo OleoColza compromete-se dar continuidade aos trabalhos de forma a responder aos desafios e dúvidas, tornando assim a colza numa cultura de e com futuro.…


Resta agradecer a todos os participantes e em particular ao Rui Almeida (CONSULAI) que tão bem soube moderar este webinar.


Interessa referir, por último, a excelente colaboração entre toda a fileira e relevar o feedback bastante positivo que temos recebido… o desafio continua….

Pode rever o evento: https://www.youtube.com/watch?v=L4EV89CyeVI

Para saber mais sobre o projeto: https://www.oleocolza.com/




. CONTACTOS .

LÍDER DO CONSÓRCIO: ANPOC

Avenida Heróis do Ultramar, Nº56

7005-161 Évora

Para mais informações: www.anpoc.pt

Projeto cofinanciado por:

Logotipos_Barra_PDR_PT2020_FEADER.png