top of page
  • Foto do escritorOleocolza

Grupo Operacional Oleocolza em destaque no programa da RTP “Faça Chuva Faça Sol”

No passado dia 30 de junho, o tema do programa “Faça Chuva Faça Sol” foi dedicado à produção de Colza. O programa “Faça Chuva Faça Sol” é uma rúbrica semanal no canal RTP2 sobre a agricultura e a floresta em Portugal. Tem como objetivo revolucionar a forma como se olha para a agricultura e floresta em Portugal, demonstrando crescimento, criação de valor e alternativas sustentáveis.




Nos últimos anos, houve várias tentativas de introduzir esta cultura em Portugal. No entanto, só em 2015, devido a um novo

impulso por parte da SOVENA e alguns agricultores, é que foi bem-sucedido. Foi então criado o GO Oleocolza com o objetivo de avaliar o impacto de diferentes variedades na capacidade produtiva da colza no Alentejo e Região do Ribatejo.





Nesta rúbrica, contando com a participação de vários parceiros deste Grupo Operacional, foi destacada a importância da colza enquanto cultura de rotação devido às características específicas que apresenta como o tipo de raiz, que ajuda a melhorar a estrutura do solo, e os vários usos que pode ter para a indústria, particularmente como biocombustível. Estes são elementos que o GO Oleocolza pretende explorar e dinamizar, junto de toda a cadeia de valor da colza.


Pode assistir ao episódio completo em RTP PLAY.

bottom of page