top of page
  • Foto do escritorOleocolza

A cultura da Colza em destaque na Voz do Campo


A SOVENA, parceira do Grupo Operacional Oleocolza eempresa de renome na produção de óleos vegetais e transformação dos mesmos, é a principal impulsionadora e dinamizadora da produção de óleo de colza em Portugal, com o objetivo de produzir para consumo alimentar e biodiesel.

De acordo com José Pereira, do Projeto Agro da Sovena, a área de colza em Portugal estabilizou em 1 500 hectares nos dois últimos anos, com produções que rondaram as 3 500 toneladas em 2019 e 2 800 toneladas em 2020. Em 2017, atingiu-se uma área recorde de 4 750 hectares, que se pretende repetir nos próximos anos, principalmente devido ao trabalho desenvolvido pelo Grupo Operacional Oleocolza na divulgação desta cultura como uma cultura rústica e com grande potencial.


Nos últimos anos, houve várias tentativas de introduzir a cultura em Portugal. No entanto, só em 2015, devido a um novo impulso por parte da SOVENA e alguns agricultores, é que foi bem-sucedido. Este sucesso é também devido ao decréscimo nas margens nas culturas tradicionais, além de uma preocupação crescente com a fertilidade e sanidade dos solos, aspetos em que a colza apresenta vantagens, afirma José Pereira.


Embora esta última campanha tenha sido marcada por sementeiras tardias e alguma falta de água ao longo do ciclo, o que se traduziu em resultados menos favoráveis, o responsável pelo Projeto Agro da Sovena acredita que a colza será sempre uma cultura complementar, mas com uma importância notória em determinadas regiões do país, devido à sua rusticidade e potencial.


Saiba mais e consulte o artigo completo Colza é uma cultura muito rústica e com um grande potencial, publicado na edição de novembro de 2020 em:

bottom of page